CGU: Plataforma Fala.BR
A partir de um mesmo canal, que reúne os Sistema e-Sic e e-Ouv, é possível ao cidadão encaminhar manifestações a órgãos e entidades do poder público
APlataforma Fala.BR recebeu o Selo Ouro de Modernização do Estado do FNME. O objetivo da premiação é reconhecer iniciativas de modernização e incentivar instituições a participarem da Agenda Nacional para Modernização do Estado, ensejando o compartilhamento de boas práticas que possam inspirar e promover o alinhamento de outras iniciativas no país.
O trabalho, submetido pela Ouvidoria-Geral da União (OGU) e pela Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção (STPC), reúne funcionalidades do antigo Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) e do antigo Sistema Nacional Informatizado de Ouvidorias (e-Ouv). A partir de um mesmo canal, é possível ao usuário realizar diversas tarefas, como encaminhamento de manifestações (pedidos de acesso à informações públicas, denúncias, reclamações, solicitações, sugestões, elogios e simplifique) a órgãos e entidades do poder público.
Atualmente, o Fala.BR recebe manifestações dirigidas a mais de 300 ouvidorias do Poder Executivo Federal, além de ser oferecido aos estados e municípios mediante adesão voluntária. O sistema é utilizado por mais de 2,4 mil unidades de todas as esferas e poderes.
A Plataforma unifica regras e o cadastro dos usuários, que usam um único portal, o que melhora a gestão dos pedidos enviados pela sociedade e a inserção de respostas pelo governo. A solução foi desenvolvida pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), unidade da CGU.
Selo
O Fórum Nacional de Modernização do Estado (FNME) é um órgão colegiado que tem por objetivo assessorar a Presidência da República na articulação, implementação, monitoramento e avaliação da Política Nacional de Modernização do Estado (PNME) ou Moderniza Brasil.
O Selo, um dos instrumentos da PNME, busca direcionar esforços governamentais para aumentar a eficiência e modernizar a administração pública, a prestação de serviços e o ambiente de negócios, para melhor atender às necessidades dos cidadãos.
As iniciativas inscritas pelos órgãos da administração federal mediante edital de chamamento foram avaliadas pelo FNME e enquadradas nas categorias Ouro, Prata, Bronze e Sem Distinção.