Publicado em: 01/11/2022.

Até outubro deste ano, mais de 72 mil novas empresas se credenciaram no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores; resultado é o maior da série histórica

O número de novas empresas credenciadas para participar de compras públicas no Brasil em 2022 já é o maior registro em toda a série histórica. De janeiro a outubro, mais de 72 mil novas empresas já se credenciaram no Sicaf – Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores, para participar das licitações no Compras.gov.br — 21,5% a mais do que no ano passado. Ao todo, são mais de 490 mil empresas credenciadas atualmente, a maioria formada por micro e pequenas empresas.

Até então, o maior registro de novas empresas credenciadas havia sido de 65.587 em 2010. No ano passado, o número foi de 58.496 novos credenciamentos. Em 2020, foram 41.180 novas empresas, em 2019, 32.433 e, em 2018, houve 23.149 novos registros.

As micro e pequenas empresas correspondem, em média, a cerca de 45,5% do total de fornecedores que participam de compras públicas no país. De 2019 a 2022, o Sicaf registrou um crescimento de 125% no número de credenciamentos de microempresas, empresas de pequeno porte e equiparadas, como microempreendedores individuais (MEI) e cooperativas. Em 2019, eram 23.005 e, de janeiro até outubro deste ano, já são 51.817.

O credenciamento no Sicaf é o primeiro passo para que fornecedores nacionais e internacionais possam participar das compras realizadas pelos órgãos públicos. Criado para viabilizar o cadastramento de fornecedores de todo o Brasil no âmbito da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, o Sicaf é um módulo dentro do Sistema Compras.gov.br, com acesso fácil e gratuito.

Após o credenciamento, os licitantes estão aptos a participar dos processos de contratações dos órgãos públicos federais, estaduais e municipais que utilizam o Compras.gov.br. O fornecedor interessado, ou seu representante, acessa o Sicaf no Portal de Compras do Governo Federal, com o certificado digital, informando os dados necessários e apresentando, digitalmente, a documentação exigida para cada nível de credenciamento. Mais detalhes podem ser obtidos nos manuais disponíveis na página do Sicaf.

Aplicativo

A transformação digital e a facilidade de acesso proporcionam um número cada vez maior de licitantes nas compras públicas. Desde outubro de 2021, interessados em vender para a administração pública contam com a facilidade de participar do processo licitatório na palma da mão por meio do aplicativo.

App Compras.gov.br facilita o processo de contratação direta realizado com dispensa de licitação. No aplicativo, o fornecedor também pode se credenciar no Sicaf com segurança e agilidade, além de realizar o cadastro de propostas em dispensas eletrônicas e incluir lances nos processos em que está participando. O aplicativo Compras.gov.br está disponível para download tanto para sistemas Android quanto para iOS.