Ferramenta traz informações gerenciais dos órgãos e entidades do Executivo e destaca iniciativas que consolidam gestão orientada para resultados, transformação digital e simplificação da gestão de pessoas

O Ministério da Economia (ME) divulgou nesta segunda-feira (9/8) a terceira edição do Boletim da Administração Direta, Autárquica e Fundacional, com atualização referente ao mês de junho de 2021. O informativo sistematiza dados e informações do Raio-X da Administração Pública Federal, com detalhes sobre órgãos e entidades do Poder Executivo federal para gestores públicos, imprensa e sociedade. Nessa edição, o boletim destaca iniciativas que consolidam uma gestão pública orientada para resultados, a transformação digital do Estado e a simplificação dos serviços de gestão de pessoas na área pública.

“Diversas iniciativas foram implementadas ao longo do ano com foco na modernização da máquina pública e eficiência por meio de economia com gastos de custeio administrativo. A aceleração da transformação digital em frentes estratégicas é um exemplo que ilustra nosso compromisso para a consolidação de uma gestão pública moderna, ágil e focada em resultados”, aponta o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ME, Caio Mario Paes de Andrade. “O acompanhamento das informações por meio do boletim é fundamental para o trabalho de modernização e simplificação do governo”, ressalta.

Na área de transformação digital, o informativo aponta alguns dos principais resultados obtidos até junho, entre os quais a digitalização de 70% dos mais de 4,5 mil serviços públicos e o crescimento do número de usuários do portal Gov.br – plataforma tecnológica de relacionamento do cidadão com o Estado. O esforço de digitalização de serviços tem contribuído para o melhor atendimento da população, que vem adotando cada vez mais os canais digitais durante o período da pandemia da Covid-19 e de seus desdobramentos econômicos. Já o número de usuários cadastrados no Gov.br atingiu a marca de 105 milhões em junho e, atualmente, já ultrapassa os 110 milhões de cadastros.

Para o servidor público federal, foi lançado o SouGov, aplicativo que já oferece alguns dos mais de 50 serviços de gestão de pessoas que serão otimizados e ofertados aos servidores ativos, aposentados e pensionistas até janeiro de 2023. O projeto prevê a migração dos serviços já disponíveis em diversos canais para consolidação em um canal único, de modo a reduzir custos, otimizar processos de trabalho, simplificar e padronizar procedimentos para atendimento aos usuários.

Outro destaque do informativo é o Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado (TransformaGov), instituído pelo Decreto nº 10.382/2020. A iniciativa, que objetiva avaliar e aperfeiçoar a gestão estratégica para a entrega de melhores resultados, já conta com a adesão de 75 órgãos, com mais de 1,7 mil ações e soluções pactuadas para serem concluídas até junho de 2022.

Como solução estratégica de iniciativa voltada à inovação institucional, o programa apresenta soluções para os desafios dos órgãos e entidades, como a implantação do Protocolo Digital e do Barramento do Processo Eletrônico Nacional (PEN), adesão aos projetos do Almoxarifado Virtual Nacional e o TáxiGov.

Sobre o Painel Raio X

Desenvolvido pelo Ministério da Economia, o Painel Raio X tem o objetivo de aprimorar a gestão pública por meio do uso de dados, além de ampliar a transparência e simplificar o acesso a informações gerenciais dos órgãos e entidades do Executivo federal.

A ferramenta consolida um conjunto de dados, atualizados mensalmente, sobre o orçamento primário; a composição e as características do pessoal; a estrutura de cargos e funções; a evolução do processo de transformação digital; a adesão das instituições às soluções de modernização; as informações relativas ao patrimônio da União e o acompanhamento do gasto com custeio administrativo.

Acesse a terceira edição do Boletim da Administração Direta, Autárquica e Fundacional