Publicado em: 04/09/2025

Evento, que ocorrerá dia 10 de setembro, mostrará como fornecedores brasileiros podem acessar o mercado público chileno e apresentará a experiência do país na modernização do seu sistema de compras
o dia 10 de setembro, às 10 horas (horário de Brasília), a Secretaria de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (Seges/MGI) e o ChileCompra, instituição responsável pela plataforma de compras do governo do Chile, realizarão o webinário Benefícios do Acordo Comercial Brasil–Chile: compras públicas. Com transmissão pelo canal do MGI no YouTube, o evento vai mostrar a fornecedores brasileiros como atuar no mercado de licitações do Chile e, aos agentes de contratação, a experiência chilena com a modernização do sistema de compras.

O Acordo de Livre Comércio entre Brasil e Chile, em vigor desde 2019, inclui um capítulo específico sobre compras públicas, que estabelece regras para ampliar a transparência, a igualdade de condições e a não discriminação na participação de fornecedores de ambos os países em licitações governamentais. O objetivo é promover maior integração econômica e abrir oportunidades de negócios para empresas brasileiras e chilenas nos respectivos mercados públicos.

A realização do evento integra a parceria entre a Seges/MGI, responsável pela política de contratações públicas no Brasil, e o ChileCompra, no contexto do capítulo de compras públicas do acordo bilateral. O objetivo da cooperação é ampliar o acesso e informações e capacitar atores estratégicos sobre as oportunidades que o acordo oferece.

Para servidores públicos brasileiros que atuam com a temática, o webinário tem como foco apresentar as disposições do capítulo de compras públicas do acordo, bem como a experiência de modernização do sistema chileno (mercadopublico.cl), oferecendo referências úteis para a gestão das contratações no Brasil. Para empresas e fornecedores nacionais, por sua vez, o propósito é mostrar os caminhos de acesso ao mercado público chileno por meio da plataforma de compras do país, detalhando as vantagens e as condições previstas no acordo de livre comércio.

Durante a programação, o coordenador-geral de Normas da Diretoria de Normas e Sistemas de Logística da Seges/MGI, Adriano Carrijo, abordará o manual sobre o capítulo de contratações públicas do acordo, elaborado pelo MGI e pelo ChileCompra. A diretora do ChileCompra, Veronica Valle, fará uma exposição sobre como utilizar o sistema do Chile e identificar oportunidades de negócios no mercado público do país. Os participantes terão ainda uma sessão de perguntas e respostas.

Em outubro, será a vez de agentes de contratação e fornecedores do Chile participarem do webinar, no âmbito do mesmo acordo de cooperação, para conhecer como atuar no mercado brasileiro de licitações públicas, como se registrar e participar do sistema Compras.gov.br, além de receber dicas para ampliar as oportunidades de negócios.

Serviço

Webinário | Benefícios do Acordo de Livre Comércio Brasil–Chile: compras públicas

Data: 10 de setembro

Horário: 10 horas (Brasília)

Acompanhe pelo canal do MGI no YouTube, com tradução simultânea:

Áudio em português: https://youtube.com/live/UWxJj18m48A?feature=share

Áudio em espanhol: https://youtube.com/live/rqgSCPd9pHk?feature=share

Áudio Original: https://youtube.com/live/FZkbZrvoDcs?feature=share