Novidades no Compras.gov.br trazem mais autonomia e agilidade para os usuários
Publicado em 05/03/2025.
Novas funcionalidades permitem alterações e gerenciamento de informações diretamente no sistema, sem necessidade de chamados externos
Já está disponível no Compras.gov.br uma série de novas funcionalidades que proporcionam mais autonomia e eficiência para os agentes de contratação. Agora, já é possível alterar informações nos credenciamentos e gerenciar eventos como anulação, revogação e suspensão de licitações presenciais sem a necessidade de abertura de chamados.
No caso dos credenciamentos, as informações podem ser ajustadas diretamente no Novo Divulgação de Contratações (Novo DC), onde constam os dados desse procedimento auxiliar de contratação. Para as licitações presenciais, que ocorrem fora do sistema, os dados do processo são cadastrados no Compras.gov.br para registro e acompanhamento.
Agilidade e Economia para a Administração Pública
Antes dessa atualização, qualquer necessidade de alteração das informações sobre credenciamentos ou licitações presenciais exigia a abertura de um chamado, que passava por análise da Secretaria de Gestão e Inovação (Seges) e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e depois pela execução do ajuste no Compras.gov.br. Esse processo não apenas demandava tempo, como também envolvia custos financeiros. Com essa mudança, os próprios agentes de contratação dos órgãos podem executar as alterações diretamente no sistema, ampliando a autonomia dos usuários e reduzindo o tempo necessário para essas operações.
Nos eventos de alteração, os agentes podem modificar informações como título da contratação, número do processo, moeda da compra, descrição da contratação e informações complementares. Também, é possível incluir ou cancelar itens, corrigir valores unitários e alterar locais de entrega. Além disso, os responsáveis pela contratação podem ser alterados e anexos podem ser adicionados ou removidos. É preciso observar que, no caso dos credenciamentos, o evento de alteração só pode ser realizado antes da publicação de resultados.
Vale lembrar que os eventos de anulação, revogação e suspensão já eram possíveis para dispensas de licitação, inexigibilidades e credenciamentos no Compras.gov.br. A novidade agora é a inclusão desses eventos também para as licitações presenciais.
Para realizar um evento de alteração, basta que o agente de contratação acesse o módulo Novo DC no sistema Compras.gov.br, selecione a contratação ou licitação em andamento e informe os dados que deseja modificar, justificando a necessidade da mudança. Caso necessário, o evento pode ser cancelado antes da publicação, retornando para como estava antes.