Publicado em: 04/04/2024.

A funcionalidade Calculadora Financeira do Portal de Compras do Governo Federal agora também está integrada ao ambiente do Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf). Com isso, os usuários logados no Sicaf não necessitarão abrir páginas adicionais para acessar essa ferramenta. 

 A atualização proporcionou melhorias na busca e referência de documentos. Isso porque, a partir de agora o nome do arquivo gerado pela Calculadora do Sicaf, ao ser baixado, conterá o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) juntamente com a data de emissão. Esses dados adicionais tornarão mais fácil para os usuários localizarem entre seus documentos digitais aqueles relacionados a um fornecedor específico, por exemplo. 

Além disso, a ferramenta é usada para facilitar o cálculo e a emissão de relatórios de índices financeiros do fornecedor, tais como de liquidez geral, de solvência geral, de liquidez corrente, de patrimônio líquido e de capital social. Eles servem como comprovação da situação financeira do fornecedor durante o processo de habilitação e contratação pelos órgãos e entidades públicos.  

A Calculadora Financeira disponível no Portal de Compras do Governo Federal e no Sicaf é um instrumento de apoio aos pregoeiros e membros das comissões de licitação. Para receber os resultados, basta preencher os campos solicitados: ativo circulante e total, realizável a longo prazo e passivo circulante e não circulante.

Fonte: https://www.gov.br/compras/pt-br/acesso-a-informacao/noticias/inovacao-no-sicaf-calculadora-financeira-ja-esta-disponivel-para-usuarios