Publicado em: 26/03/2024.

Com a presença de cerca de 100 alunos de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Londrina, foi apresentado nesta terça-feira (26 de março) o projeto Ver a Cidade, no anfiteatro do Centro de Letras e Ciências Humanas da UEL. O projeto busca estimular os futuros profissionais a auxiliarem o TCE-PR na fiscalização de obras paralisadas nos municípios paranaenses.

“Entendemos que é uma parceria de extrema importância porque nossos estudantes terão a oportunidade de uma experiência nesse campo no acompanhamento de fiscalização, que no processo de formação do curso é fundamental”, avaliou a reitora da UEL, Marta Fávaro, que fez a abertura da apresentação do projeto.

No total, 60 alunos de quatro universidades estaduais, selecionados por meio de edital, visitarão presencialmente dez obras – nas cidades de Cascavel, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Umuarama.  Serão escolhidos 12 alunos de cada campus de universidade participante: UEL, UEM (campi de Maringá e Umuarama), UEGP (Ponta Grossa) e Unioeste (campus de Cascavel). Eles também farão um monitoramento online de aproximadamente 1.100 obras que as próprias prefeituras informaram ao TCE-PR que estão inacabadas.

“A intenção é sensibilizar os estudantes para entenderem como funciona todo o processo envolvendo uma obra pública. Com o projeto, eles ajudarão a coletar mais informações dessas obras paralisadas para auxiliar nas auditorias realizadas pelo Tribunal”, explicou o coordenador de Obras Públicas do TCE-PR, o engenheiro civil Paulo Augusto Daschevi, durante sua apresentação aos alunos.

Capacitação

Para a professora Eloisa Ramos Ribeiro, diretora do Centro de Tecnologia e Urbanismo da UEL (CTU), a iniciativa abre mais uma oportunidade de capacitação. “A relevância do projeto é tentar entender, com apoio dos nossos alunos, o motivo dessas obras estarem paralisadas”, ressaltou.

Antes de irem a campo, os universitários passarão por uma capacitação voltada a entender o papel de relevância que exercerão no Controle Social, participando na fiscalização das ações da administração pública, como explicou o coordenador de Atendimento ao Jurisdicionado e de Controle Social do TCE-PR, Ricardo Alpendre.

Sua coordenadoria é responsável pela operacionalização do convênio junto às universidades e a Coordenadoria de Obras Públicas (COP), pela capacitação técnica, consolidação dos dados e sua utilização como insumo para suas futuras fiscalizações do Tribunal.

Ao encerrar o evento, o engenheiro Edgar Matsuo Tsuzuki, gerente em Londrina do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Paraná (Crea-PR) falou sobre responsabilidade e ética profissional. O órgão vai atuar em conjunto com o Tribunal e as universidades estaduais no programa.

Autor: Diretoria de Comunicação Social

Fonte: https://www1.tce.pr.gov.br/noticias/uel-conhece-projeto-que-insere-universitarios-na-fiscalizacao-de-obras-publicas/11217/N