Publicado em: 19/03/2024.

Reconhecimento exalta sucesso quanto à utilidade e à usabilidade do Compras.gov.br e aponta termo de referência da Central de Compras como o melhor na categoria Editais

Iniciativas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) relacionadas às compras públicas realizadas pelo Governo Federal receberam, nesta segunda-feira (18/3), o XVIII Prêmio 19 de março, conferido pelo Congresso Brasileiro de Pregoeiros e Agentes de Contratação. A 19ª edição do evento acontece de 18 a 21 de março, em Foz do Iguaçu (PR). Trata-se do maior encontro do setor no Brasil, que reúne profissionais de compras públicas de todo o país.

O Compras.gov.br, sistema de compras e contratações do Governo Federal, gerido pela Secretaria de Gestão e Inovação (Seges) do MGI, concorreu na categoria Sistemas de Pregões Eletrônicos, que possui quatro subcategorias. Dessas, recebeu prêmio de Portal com Maior Número de Licitações Realizadas pela Lei 14.133/21 em 2023, pelas 83.795 licitações que foram realizadas pelo Compras.gov.br no referido ano; os 76.443 pregões realizados no ano passado renderam o primeiro lugar como Maior Número de Pregões Realizados e Concluídos no Ano de 2023; e seu crescimento de 15,93% em novas adesões lhe conferiram o título de Portal com Maior Crescimento Percentual em Adesões em 2023.

O MGI, responsável pelo desenvolvimento do sistema, foi representado por Roberto Pojo, secretário de Gestão e Inovação, e Everton Batista, diretor de Normas e Logística (Delog) da Seges. Pojo expressou sua gratidão pelo prêmio: “O Compras.gov.br é uma ferramenta essencial para aprimorar a gestão pública e é gratuita. Esse reconhecimento nos motiva a continuar inovando e contribuindo para o desenvolvimento do país.” Everton Batista também celebrou: “O prêmio é um reflexo do trabalho conjunto de toda a equipe. Estamos comprometidos em oferecer soluções eficientes e transparentes para as compras governamentais.”

Além do sistema Compras.gov.br, o MGI também levou o prêmio de Melhor Termo de Referência, categoria Editais, pelo documento feito para o Pregão Eletrônico nº 10/2023. Trata-se de registro de preço para locação de veículos que serão usados no transporte de autoridades nas reuniões do Grupo dos 20 (G20), que acontecerá no Brasil em novembro de 2024, com eventos em mais de 15 cidades do Brasil. “Estou muito contente que a Central de Compras foi honrada, pelo segundo ano consecutivo, com esse prêmio. Nosso trabalho foi reconhecido pela sua excelência”, comemorou Lara Brainer, diretora da Central de Compras, unidade da Seges/MGI responsável pela elaboração do termo de referência.

O evento contou ainda com palestras, oficinas, talk-show e se consolidou como espaço em que os presentes puderam compartilhar conhecimento e trocar experiências na área. Roberto Pojo e Everton Batista participaram do momento também como palestrantes sobre o sistema de compras do governo federal.

Fonte: https://www.gov.br/gestao/pt-br/assuntos/noticias/2024/marco/ministerio-da-gestao-e-premiado-pela-atuacao-com-compras-governamentais-durante-congresso-brasileiro-de-pregoeiros