Publicado em: 03/2024.

Evento apresentou informações sobre implementação, benefícios e novidades do Gestaopublicagov.br

O Modelo de Governança e Gestão Pública (Gestaopublicagov.br), formado por padrões de referência de boas práticas de gestão, no âmbito de órgãos e entidades que operam recursos de parcerias da União pela plataforma Transferegov.br, foi tema de webinar realizado na manhã do dia 29/02, pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Durante o evento, representantes da Secretaria de Gestão e Inovação (Seges) do MGI, responsável pelo desenvolvimento do modelo, falaram sobre a implementação, os benefícios e as novidades do Gestaopublicagov.br. Além disso, apresentaram os resultados obtidos com a utilização do modelo em 2023 e as perspectivas para 2024.

“No MGI, trabalhamos em uma rede de parcerias que tem como eixos a capacitação, a comunicação e a melhoria contínua da gestão. Quanto melhor for a gestão do órgão ou entidade, melhor vai ser a nossa parceria. O dinheiro vai chegar e será mais fácil, mais simples e mais organizado fazer a execução desse recurso no município. E, que é o mais importante, melhor será a entrega da política pública para o cidadão”, pontuou a diretora de Transferências e Parcerias da União da Seges/MGI, Regina Lemos.

Os participantes do webinar também contaram com uma contextualização do Modelo de Governança e Gestão Pública, no que diz respeito a questões ambientais, sociais e de governança, o que sinaliza um compromisso crescente do MGI com boas práticas de governança e gestão, sustentabilidade, equidade social e transparência nas práticas corporativas.

Gestaopublicagov.br

O Gestaopublicagov.br está fundamentado na Portaria SEGES/MGI nº 7.383, de 21 de novembro de 2023, e seu uso é obrigatório para órgãos e entidades que operacionalizam recursos de transferências da União. O modelo tem como objetivos contribuir com o aumento da maturidade de gestão e governança e aprimorar a efetividade na entrega de valor público à sociedade brasileira.

Além do fortalecimento da governança, a implementação do Gestaopublicagov.br, que é gratuita, também oferece benefícios como promoção da cooperação interna, compartilhamento de conhecimento, unificação de entendimentos e melhoria de processos.

Para aplicação, é necessário aderir ao Gestaopublicagov.br, mediante ciência aos compromissos a serem assumidos pela organização para implementação do modelo. O termo de adesão está disponível para o Presidente do Comitê de Aplicação da organização, no Sistema do Modelo de Governança e Gestão Pública.

Em todo o país, já foram realizadas 1.086 aplicações, em 23 estados e no Distrito Federal. Veja quais instituições públicas já aplicaram o modelo.

Para saber mais, assista à transmissão do webinar sobre o Gestaopublica.gov.br no canal do MGI no YouTube.

Fonte: https://www.gov.br/gestao/pt-br/assuntos/noticias/2024/marco/modelo-de-governanca-e-gestao-publica-para-instituicoes-que-usam-o-transferegov-br-e-tema-de-webinar