Portal de Serviços do Governo Federal apresenta novas funcionalidades
Publicado em: 30/11/2017.
O objetivo é ampliar e simplificar o acesso aos serviços públicos
Já estão disponíveis as novas funcionalidades no Portal de Serviços do Governo Federal. A atualização foi realizada para otimizar a ferramenta, que é uma centralizadora de informações e serviços públicos digitais. Desta maneira, cidadãos, empresas e gestores públicos poderão acessar informações e efetuar transações de serviços com mais eficácia.
Entre as principais funções desenvolvidas pela equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, do Ministério do Planejamento (Setic/MP), destacam-se:
– a evolução do mecanismo de busca do portal, possibilitando ao cidadão encontrar serviços com mais facilidade;
– melhor posicionamento do portal nos sites de busca, garantindo resultados mais relevantes para o cidadão;
– inclusão da funcionalidade de geolocalização, que permite encontrar as unidades de atendimento mais próximas do cidadão;
– possibilidade de exibir, para o cidadão, os serviços relacionados de acordo com a sua navegação dentro do portal, oferecendo como sugestão outros serviços;
– disponibilização de solução para troca de dados com os serviços do portal, para que outros sistemas do governo também possam utilizar as informações disponibilizadas;
– novas funcionalidades para uma melhor gestão dos serviços no portal, tais como a geração de relatórios de avaliação e a verificação de links quebrados.
Além de ampliar a oferta de serviços digitais ao cidadão, a atualização do portal traz mais recursos tecnológicos, está mais intuitivo e, com isso, o acesso do cidadão aos serviços ficou mais fácil, aponta o secretário da Setic, Marcelo Pagotti.
O Portal de Serviços se tornará o canal único e integrado para a disponibilização de informações, solicitação eletrônica e acompanhamento de serviços públicos. O ambiente central de oferta de serviços públicos faz parte da Plataforma de Cidadania Digital e se tornará, gradativamente, a vitrine única para o cidadão, empresas e gestores públicos.
PLATAFORMA DE CIDADANIA DIGITAL
Criada para ampliar e simplificar o acesso dos cidadãos brasileiros aos serviços públicos digitais, inclusive por meio de dispositivos móveis, a inovação foi instituída pelo <a href="http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2