O último #EuFiscalizo do ano traz como tema uma necessidade básica do século 21: a internet. Reportagens e entrevistas mostram um panorama do acesso à rede no Brasil e de que forma ele ocorre em diferentes regiões do país. Confira!

A cada dia a internet torna-se uma necessidade básica. No entanto, pesquisas apontam que as desigualdades por classe social e por áreas urbanas e rurais ainda persistem. O acesso à rede mundial de computadores no Brasil só tem preço acessível para 40% da população, ou seja, o alto custo deixa 126 milhões de pessoas praticamente excluídas do espaço digital, segundo a Aliança para uma Internet Acessível. Acesso à internet é o tema do #EuFiscalizo do mês de dezembro.

Com um simples toque ou clique, é possível solicitar documentos, acessar serviços públicos, estudar e pagar contas. Mas a popularização digital contempla a todos? As dificuldades de acesso é uma das questões abordadas pela reportagem. O Tribunal de Contas da União levantou o risco de não redução das desigualdades regionais e sociais, caso a população não seja provida de infraestrutura eficiente de banda larga, com qualidade e a preços razoáveis.

Esta edição trata ainda de algumas políticas públicas no Brasil voltadas ao acesso à internet, como a Política Nacional de Banda Larga e o Programa Internet para Todos. Na entrevista especial, o convidado é Guilherme Pinheiro, consultor legislativo da Câmara dos Deputados com atuação em telecomunicações e pós-doutor em Direito e Democracia pela Universidade de Coimbra.

Esta e outras edições do #EuFiscalizo estão disponíveis no portal TCU, no canal do TCU no YouTube e são transmitidas aos finais de semana pela TV Senado e pela TV Câmara.

Secom/TCU