Publicado em: 04/12/2018.

A eleição dos próximos presidente e vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) será realizada nesta quarta-feira (5), às 14h30, durante a Sessão Plenária. O ministro José Mucio Monteiro deverá ser conduzido ao comando da Corte para mandato de um ano e poderá ser reeleito por igual período. O cargo de vice-presidente será exercido pela ministra Ana Arraes, que também assumirá a Corregedoria do TCU.

A lista de sucessão prevê que o presidente eleito seja o mais antigo da corte, que ainda não tenha assumido o posto. O TCU é formado por nove ministros e quatro ministros-substitutos. Para que o presidente seja eleito, é necessário quórum de no mínimo cinco ministros.

As eleições dos presidentes do Tribunal acontecem na última sessão plenária do ano, e são feitas por escrutínio secreto. Caso o cargo fique vago antes de completar um ano, a escolha do novo presidente é feita na sessão seguinte à vacância.

A posse dos eleitos ocorrerá na terça-feira (11), no Plenário do TCU, quando eles prestarão o seguinte compromisso: “Prometo desempenhar com independência e exação os deveres do meu cargo, cumprindo e fazendo cumprir a Constituição Federal e as leis do País”.

Botao_antigos_presidentes.png

Secom - ca/SC

Telefone: (61) 3316-5860

E-mail: imprensa@tcu.gov.br

 

Fonte: https://portal.tcu.gov.br/imprensa/noticias/tcu-elege-novos-presidente-e-vice-amanha.htm