O Planejamento da Força de Trabalho (PFT) é parte integrante da gestão de pessoas e fornece informações para garantir que a organização esteja preparada para as suas necessidades atuais e futuras, selecionando as pessoas certas, na quantidade certa, nos lugares e momentos certos ao longo do tempo. Nesse contexto, a Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (SGP/MP) desenvolve, em parceria com a Universidade de Brasília (UNB), o projeto de Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT).

A parceria assegura a publicação de uma série de (6) seis livros sobre o DFT.

primeiro volume da série, publicado em julho de 2018, tratou de apresentar o histórico da gestão de pessoas nas organizações públicas no que concerne as tentativas de reforma e modernização do Estado. Também apresentou os conceitos e aplicação da metodologia utilizada, detalhando seus pressupostos e variáveis e expondo as principais questões teóricas que embasam o DFT. Tais questões foram elaboradas a partir da discussão crítica da literatura sobre dimensionamento, que tem sido até então especialmente escassa no contexto brasileiro, utilizando-se da testagem empírica de modelos alternativos de dimensionamento.

Já osegundo livro aborda os elementos teóricos relevantes para o desenvolvimento do projeto e sua melhor compreensão, tendo em vista a grande diversidade da Administração Pública Federal. A obra está dividida em quatro capítulos. No primeiro capítulo a abordagem é sobre a capacidade produtiva e a sua relação com o dimensionamento e a produtividade. No segundo capítulo busca-se explicar como deve ser escolhida a variável que melhor representa o trabalho da unidade dimensionada. O terceiro capítulo dialoga com a análise da tipicidade, que é a primeira etapa do processo de dimensionamento. Por fim, no quarto e último capítulo, são apresentados os fatores organizacionais que impactam o dimensionamento da força de trabalho.

Os demais volumes (3, 4, 5 e 6) estão previstos para serem publicados respectivamente em, junho de 2019, junho de 2020, junho de 2021 e outubro de 2022.