Brasília, dezembro de 2018 – O professor de Legislação de Compras Públicas Steven Schooner, da George Washington University (Estados Unidos), ministrou aula magna na noite desta segunda-feira (03/12), durante a abertura do Fórum Nacional de Compras Públicas, em Brasília. Em sua palestra, ele falou sobre a importância da gestão de longo prazo dos contratos firmados entre entidades públicas e empresas privadas.

A análise de Schooner evidenciou a necessidade de gestores públicos colherem informações sobre a satisfação da sociedade – os clientes – em relação aos produtos e serviços oferecidos pelos governos. É por meio desse conhecimento que as gestões públicas terão ferramentas para medir o sucesso de suas ações.

“Antigamente a definição de compras públicas era muito restrita, com foco quase que exclusivo no menor preço. A globalização, contudo, mudou esse cenário, abriu a concorrência para mercados internacionais e trouxe a necessidade de levarmos em consideração a satisfação dos usuários dos serviços públicos”, destacou Schooner.

Se os antigos modelos de elaboração de contratos de compras públicas privilegiavam o combate à corrupção por meio de critérios claros, como preço e forma de pagamento, a dinâmica atual traz a necessidade de análise de todo o ciclo de vida dos bens adquiridos, o que envolve o trabalho com conceitos mais complexos, como satisfação dos clientes, durabilidade e valor agregados, explica o professor.

De acordo com Schooner, “a concessão de um contrato público, na prática, estabelece parceiros de negócios, que devem ser vistos dessa forma pelos gestores públicos. É importante considerar o que fazer após os contratos serem firmados, com o controle de qualidade, em vez de nos preocuparmos apenas com o processo de concessão”, analisa.

A dinâmica de palestras e debates do Fórum, que segue até 5 de dezembro em Brasília, foi pensada com o propósito de aproximar os atores da área, destacando a análise de especialistas, agentes do segmento, acadêmicos e representantes de instituições que reconhecem nas compras públicas uma relação estratégica no desenvolvimento do Estado e na prestação de serviços à sociedade. Neste sentido, o Fórum nasce como o principal evento da área, propiciando ainda a apreciação de cases inovadores, networking e um conjunto de ações que caracterizam, de forma aberta e colaborativa, a busca pela maior eficiência do setor.

SERVIÇO:

  • O que: Fórum Nacional de Compras Públicas | FNCP
  • Quando: até 5 de dezembro
  • Onde: Confederação Nacional dos Municípios – CNM
  • Endereço: Quadra SGAN 601, Módulo N, Brasília, DF
  • Organização: Rede Nacional de Compras Públicas  | RNCP

Sobre o FNCP – O Fórum Nacional de Compras Públicas foi organizado pela Rede Nacional de Compras Públicas (RNCP) e contou com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso).

Sobre a Rede Nacional de Compras Públicas (RNCP) – Comunidade sustentável, de natureza colaborativa, que visa congregar as instituições e suas unidades de compras no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, de todos os poderes, empresas estatais, terceiro setor e organismos internacionais, bem como as instituições que fomentam a modernização de compras públicas, para fins de interação e cooperação entre os participantes e aperfeiçoamento das compras públicas no País. Acesse o portal da RNCP em www.compraspublicasbrasil.gov.br/