Publicado em: 30/11/2017.

O objetivo é ampliar e simplificar o acesso aos serviços públicos

Já estão disponíveis as novas funcionalidades no Portal de Serviços do Governo Federal. A atualização foi realizada para otimizar a ferramenta, que é uma centralizadora de informações e serviços públicos digitais. Desta maneira, cidadãos, empresas e gestores públicos poderão acessar informações e efetuar transações de serviços com mais eficácia.

Entre as principais funções desenvolvidas pela equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, do Ministério do Planejamento (Setic/MP), destacam-se:

- a evolução do mecanismo de busca do portal, possibilitando ao cidadão encontrar serviços com mais facilidade;

- melhor posicionamento do portal nos sites de busca, garantindo resultados mais relevantes para o cidadão;

- inclusão da funcionalidade de geolocalização, que permite encontrar as unidades de atendimento mais próximas do cidadão;

- possibilidade de exibir, para o cidadão, os serviços relacionados de acordo com a sua navegação dentro do portal, oferecendo como sugestão outros serviços;

- disponibilização de solução para troca de dados com os serviços do portal, para que outros sistemas do governo também possam utilizar as informações disponibilizadas;

- novas funcionalidades para uma melhor gestão dos serviços no portal, tais como a geração de relatórios de avaliação e a verificação de links quebrados.

"Além de ampliar a oferta de serviços digitais ao cidadão, a atualização do portal traz mais recursos tecnológicos, está mais intuitivo e, com isso, o acesso do cidadão aos serviços ficou mais fácil", aponta o secretário da Setic, Marcelo Pagotti.

O Portal de Serviços se tornará o canal único e integrado para a disponibilização de informações, solicitação eletrônica e acompanhamento de serviços públicos.  O ambiente central de oferta de serviços públicos faz parte da Plataforma de Cidadania Digital e se tornará, gradativamente,  a vitrine única para o cidadão, empresas e gestores públicos.

PLATAFORMA DE CIDADANIA DIGITAL

Criada para ampliar e simplificar o acesso dos cidadãos brasileiros aos serviços públicos digitais, inclusive por meio de dispositivos móveis, a inovação foi instituída pelo Decreto Nº 8.936, de 19 de dezembro de 2016. A iniciativa está alinhada à Estratégia de Governança Digital, encaixando-se no eixo prestação de serviços digitais, tendo como centralizador das informações sobre os serviços oferecidos pelo governo, o Portal de Serviços.

Fonte: http://www.planejamento.gov.br/noticias/portal-de-servicos-do-governo-federal-apresenta-novas-funcionalidades