Publicado em: 13/09/2017.

Já é possível visualizar, em uma única tela, detalhes do convênio e documentos financeiros

O Portal da Transparência do Governo Federal, mantido pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), apresenta uma nova função na consulta às informações acerca dos convênios firmados pelo Governo Federal junto a entidades municipais, estaduais ou privadas. A partir de setembro, é possível visualizar, em uma única tela, os detalhes do convênio (objeto, concedente, situação, início e fim da vigência, etc.), além de uma novidade: a lista de documentos financeiros de liberações de recursos realizados pela União.

Acesse a consulta a convênios (dados de 1996 a 2017)

Antes, para saber detalhes das liberações, o cidadão precisava consultar a seção “Despesas Informações Mensais – Transferências de Recursos”, de cada exercício (ano), referente ao Estado/Município do Convenente, o que demandava um grande esforço de pesquisa.

A melhoria na consulta segue o plano de reestruturação do Portal, que busca oferecer mais facilidades ao usuário e tornar a navegação mais rápida e intuitiva. De acordo com o relatório estatístico, o site tem tido crescimento expressivo no número de visitas a cada ano. Em 2016, foram 21,6 milhões de acessos. De janeiro a julho deste ano, já são 12,5 milhões de consultas. A média mensal é de 1,8 milhão.

Serviços

O Portal da Transparência, criado em 2004, oferece pesquisas relativas ao Poder Executivo Federal como: transferências de recursos; execução orçamentária e financeira; informações sobre 1,2 milhão de servidores (civis e militares); imóveis funcionais; consultas temáticas (Bolsa Família, diárias, <a href=