Publicado em: 31/10/2017.

Documento traz balanço das principais despesas da Administração Pública Federal

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão(MP), por meio da Secretaria de Orçamento Federal, divulgou nesta terça-feira (31) o Boletim de Custeio Administrativo, que reúne as principais despesas do governo federal agrupadas em oito grupos: Serviços de apoio; Material de consumo; Comunicação e processamento de dados; Locação e conservação de bens imóveis; Energia elétrica e água; Locação e conservação de bens móveis; Diárias e passagens; e Outros serviços.

A metodologia utilizada para organizar os dados pode ser acessada aqui

O Boletim aponta que os serviços de apoio corresponderam a 46% do total de despesas de custeio administrativo contabilizadas até o terceiro trimestre de 2017. Também até o 3º trimestre deste ano, as despesas de custeio totalizaram R$ 17,3 bilhões – uma redução de 4,3%, em termos nominais, em relação ao realizado no mesmo período do ano anterior. Em termos reais, verifica-se uma queda de 7,4%.

Nota: em milhões. valores liquidados, inclui obrigatórias e PAC. Valores reais a preços de set/2017, com base no IPCA mensal.

Nos últimos 12 meses, também se observou redução de 0,2%, em termos nominais, nas despesas de custeio, em relação aos 12 meses encerrados em set/16. Em termos reais, verifica-se uma redução de 4,85%.

Acesse o Boletim de Custeio