Publicado em: 06/07/2017.

Iniciativas do Ministério para modernização da gestão pública e redução de custos serão apresentadas no Congresso Consad de Gestão Pública

“Temos o desafio de diminuir a carga burocrática nos trâmites de processos administrativos. O Estado precisa reconhecer que a sociedade, bem como as empresas, necessitam de atendimento nos serviços públicos com máxima eficiência”, disse o secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), Gleisson Rubin. Durante a abertura do X Congresso Consad de Gestão Pública, nessa quarta-feira (5), o secretário falou das ações do Ministério do Planejamento para a transformação digital dos serviços públicos brasileiros que serão apresentadas durante o evento. O Congresso será realizado até o dia 7, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

Durante o evento serão apresentados painéis de trabalhos científicos que demonstram o estágio de amadurecimento da administração pública brasileira. Os estudos vão desde aplicações de tecnologia para a transformação da gestão dos transportes na Administração Pública até as novas propostas para inserir a criatividade no governo eletrônico.

Para Gleisson, o congresso é uma grande oportunidade para a reflexão sobre a necessidade da modernização “da porta para dentro” nas instituições públicas. Segundo o secretário, a redução de gastos e desburocratização ainda são os principais caminhos para uma gestão mais eficiente. “Queremos que o Estado seja menos lento, gaste menos e direcione seus recursos para o que realmente importa”, disse.

Nesta quinta (6), o MP apresentará sessão plenária com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sobre o tema “Quanto custam os custos dos trâmites públicos para a sociedade?”. Outras iniciativas do Ministério estão na programação, como a ferramenta para estimar preços nas compras públicas governamentais (Painel de Preços), os recentes normativos sobre transferências voluntárias da União e a Rede para disseminação da cultura de inovação no setor público (Rede InovaGov).

Acesse no site do Consad a programação.

TáxiGov

Na abertura do evento, também foi apresentado pela Secretaria de Gestão do MP o painel sobre “Aplicações de tecnologia para a transformação da gestão dos transportes na Administração Pública”. Nele foi mostrado o novo modelo de serviço de transporte administrativo – o TáxiGov. O serviço substitui carros próprios e locados por táxis para realizar o transporte de servidores e colaboradores em função de atividades administrativas. As corridas são solicitadas via aplicativo mobile e web, além de uma Central de Atendimento por telefone.

Desde o início da sua implantação, em fevereiro de 2