Publicado em: 04/12/2017.

As capacitações ocorreram no ambiente virtual de aprendizagem da Enap

Durante este ano, 1058 servidores e cidadãos foram capacitados no curso de Elaboração de Plano de Dados Abertos (PDA), oferecido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério do Planejamento (Setic/MP), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Para 2018 serão ofertadas novas turmas.

Para o secretário da Setic, Marcelo Pagotti, “a elaboração dos PDAs conta com o apoio do MP, e visa garantir a sustentabilidade, atualização e catalogação dos dados no Portal Brasileiro de Dados Abertos do Governo Federal”, comentou.

O curso teve a participação de servidores públicos de todas as esferas e Poderes, bem como cidadãos em geral, envolvidos com atividades de Dados Abertos, monitoramento da Lei de Acesso à Informação e responsáveis pelas áreas de Tecnologia da Informação.

Entre os objetivos de aprendizagem da capacitação destacaram a melhoria da transparência, do acesso, da qualidade e gestão da informação e dos dados disponibilizados; o estímulo à interoperabilidade de dados e sistemas governamentais e à visualização da informação das ações de governo no território.

A iniciativa faz parte do fortalecimento da Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal, instituída por meio do Decreto nº 8.777/2016.

Além do curso de elaboração de PDA, a Setic/MP e a Enap? também deram continuidade em 2017 a outras ações de capacitação voltadas para a importância e as vantagens de se implementar a interoperabilidade na gestão pública e a acessibilidade digital nos sistemas, sítios e portais do governo.

Segundo o balanço realizado, 1021 cidadãos obtiveram sucesso nos cursos de acessibilidade: eMAG Conteudista e eMAG Desenvolvedor; e 365 concluíram o curso de Introdução à Interoperabilidade.

Todos os cursos são gratuitos, com carga horária de 20 horas e estão sendo realizados na modalidade a distância, utilizando a pl