Publicado em: 19/10/2021.

Objetivo é facilitar a navegação do usuário na base de dados e de processos no sistema Compras.gov.br

O Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Gestão, lançou nesta terça-feira (19/10), durante webinar, novo catálogo de bens e serviços, para facilitar a condução das contratações públicas e simplificar a experiência do usuário na utilização do Compras.gov.br. As novidades beneficiam os servidores dos órgãos que utilizam o sistema, otimizando a maneira de pesquisar itens na base de dados do catálogo e nos processos de contratações públicas.

O novo catálogo permite integração com módulos de compras de outros sistemas, além de contar com um design mais moderno para simplificar o processo de busca no catálogo. “Modernizamos o catálogo de materiais e serviços, permitindo melhor governança e gestão dos gastos públicos e do controle de despesas. Com as novas funcionalidades, os procedimentos de busca e navegação tornam-se mais intuitivos e o trabalho mais otimizado”, explica o secretário de Gestão do ME, Cristiano Heckert.

As melhorias com o novo catálogo permitem mais transparência no controle do gasto público, através do histórico de preços e correta identificação dos itens adquiridos, com a redução de mais de 150 mil itens para cerca de 15 mil padrões descritivos de materiais e pouco mais de 2.600 serviços. “Corrigimos uma dificuldade em se pesquisar itens no catálogo para fazer a divulgação da licitação, ocasionando escolhas aleatórias de códigos dos itens. Com isso, ocorriam compras de itens diversos utilizando o mesmo código, distorcendo a média dos preços praticados”, esclarece Heckert.

O usuário do novo catálogo poderá também criar uma lista de itens para os processos de contratação, que poderá ser exportada para o Compras.gov.br, com a utilização da ferramenta de busca numa nova lógica que facilita sua experiência. As melhorias incluem, ainda, a apresentação de características mínimas dos itens aos fornecedores, o que possibilita a identificação do objeto a ser licitado, e a solicitação de esclarecimentos sobre as especificidades dos produtos e serviços a serem contratados.