Sistema oferecido pelo Planejamento é destinado a órgãos que não possuem infraestrutura própria ou recursos para garantir a segurança dos dados

 

O processo de licitação do serviço de nuvem está aberto até 16 de julho para que os órgãos da administração pública federal manifestem interesse em participar da Intenção de Registro de Preços, por meio do Portal de Compras do Governo Federal.

As necessidades dos órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp) que demonstrarem interesse serão somadas às do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), responsável pelo processo, gerando maior economia nos valores dos contratos, em vista do volume.

Após a publicação da ata de preços, o Sistema de Registro de Preços permite a adesão de outros órgãos e entidades, enquanto a Ata estiver vigente ? cumpridas algumas exigências, como adequação da aquisição ao planejamento da entidade.

Entre as vantagens do serviço de computação em nuvem estão a redução de custos com infraestrutura e o compartilhamento de recursos computacionais configuráveis ? como redes, servidores, armazenamento ? que podem ser rapidamente provisionados e disponibilizados. Mais informações sobre o projeto estão no governodigital.gov.br.

Orientações - Por conta das exigências relativas ao processo, a equipe técnica da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do MP promoveu a apresentação dos conceitos e do modelo de gestão e execução do contrato, em 21 de junho último. Os interessados também receberam orientações sobre planejamento e dimensionamento dos recursos a serem contratados. A apresentação está disponível no canal de transmissões do MP no Youtube.

O Governo Federal pretende, com a utilização dos recursos de Infraestrutura como Serviço (IaaS) e de Plataforma como Serviço (PaaS) propiciados pelo serviço de nuvem, atender às necessidades de órgãos que não possuem infraestrutura própria ou que dispõem de infraestrutura, mas não de recursos para garantir a segurança adequada aos dados.

De acordo com a equipe do Núcleo de Contratações de Tecnologia da Informação do Sisp, não serão consideradas as manifestações encaminhadas por correio eletrônico nem pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI), apenas aquelas enviadas pelo Portal de Compras. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo endereço aquisicoes-detic@planejamento.gov.br ou, entre 9h e 18h, pelos telefones: 61 2020-2363, 61 2020-2055, 61 2020-2056. 

 

Fonte: http://www.planejamento.gov.br/noticias/gestores-tem-ate-o-dia-16-para-aderir-a-compra-de-servico-de-computacao-em-nuvem