Publicado em: 19/09/2018.

Evento organizado pela CGU, TCU e Enap está com inscrições abertas para participação presencial e a distância

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) participa, entre os dias 24 e 26 de setembro, em Brasília (DF), do 4º Seminário Internacional sobre Análise de Dados na Administração Pública. O evento busca promover o compartilhamento de experiências e boas práticas relacionadas ao uso de técnicas de análise e mineração de dados como instrumento para melhoria da gestão e do controle de entidades e políticas públicas.

O Seminário é organizado conjuntamente pela CGU, Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap); e apoiado pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ). A programação inclui apresentações técnicas e oficinas. O evento será transmitido ao vivo pela Internet no canal oficial do TCU no YouTube.

A CGU será representada pela equipe do Observatório da Despesa Pública (ODP). No dia 25, Leonardo Sales, titular da área, realiza palestra com o tema “Utilizando grafos para identificar o toma-lá-dá-cá das campanhas eleitorais”. Já no dia 26, o auditor Fernando Sola Pereira conduz oficina sobre “Introdução ao Python e Pandas para Análise de Dados”. Em seguida, será a vez do servidor Gustavo Van Erven falar sobre “Teoria e Prática de Grafos”.

Para realizar a inscrição, o interessado precisa acessar https://contas.tcu.gov.br/ords/f?p=isc_sp e seguir as instruções. No caso de participação presencial, deve-se inserir o código S261C2A47E – as vagas são limitadas a 480, em razão da capacidade do auditório. Já no caso de participação a distância, deve-se inserir o código: S26265A47E.

Serviço

4º Seminário Internacional sobre Análise de Dados na Administração Pública
Data: 24 a 26 de setembro de 2018
Horário: 9h às 18h
Local: Instituto Serzedello Corrêa – Escola Superior do TCU
Endereço: Setor de Clubes Sul, Trecho 3, Pólo 8, Lote 3 – Brasília/DF

Fonte: http://www.cgu.gov.br/noticias/2018/09/seminario-debate-uso-da-analise-de-dados-para-melhoria-da-gestao-publica