Publicado em: 19/09/2017.

Governança, papel da burocracia e modernização do serviço público estão entre os temas de destaque

Com o objetivo de fomentar o debate sobre a construção de capacidades estatais para a implementação de políticas públicas e a promoção do desenvolvimento no Brasil, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), deu início, nesta terça-feira (19), ao Seminário Internacional Construindo Capacidades Estatais: os Desafios do Serviço Público.

Reunidos dois dias em Brasília, acadêmicos, gestores e servidores públicos têm a oportunidade de trocar conhecimentos sobre temas relacionados à gestão pública contemporânea, tais como governança, papel da burocracia e modernização do serviço público.

Na abertura, o secretário de Gestão do MP, Gleisson Rubin, disse que o nível de exigência da sociedade aumentou nos últimos anos e o Estado enfrenta novos desafios para corresponder a novas expectativas. “O setor público precisa identificar e reconhecer as necessidades dos cidadãos. O Brasil hoje enfrenta uma crise de confiança, um dilema que só pode diminuir por meio de um Estado mais eficiente e transparente, com respostas mais rápidas e com a prestação de serviços mais simples”, destacou.

O secretário de Gestão de Pessoas, Augusto Chiba, falou sobre o desenvolvimento de capacidades dos servidores públicos federais. “Hoje temos 635 mil servidores civis na ativa e 270 carreiras. É preciso pensar em um sistema de gestão de pessoas que dê suporte às mudanças necessárias, além de ampliar a profissionalização de servidores e adotar medidas para reduzir a evasão de talentos”, disse.

O seminário conta com o apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Serviço:
Seminário Internacional Construindo Capacidades Estatais: os Desafios do Serviço Público
Quando: 19 e 20 de setembro de 2017
Onde: Enap (SAIS – Área 2A – Brasília/DF)
Site: seminariointernacional2017.enap.gov.br

Transmissão via internet: http://assiste.enap.gov.br/

– Com informações da Escola Naci