Publicado em: 25/07/2017.

Os interessados em participar do Curso de Elaboração de Dados Abertos podem se inscrever até 25 de agosto. A formação é uma parceria do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O objetivo é melhorar a transparência, acesso, qualidade e gestão da informação e dos dados disponibilizados pela administração pública. A carga horária da capacitação, a distância, é de 20 horas.

“Não será possível tornar o governo digital sem estimular a abertura de dados governamentais. Precisamos capacitar os servidores para promover a integração de dados e sistemas governamentais, encorajando, ainda, a participação social nas políticas públicas”, afirma Angelino Caputo, secretário adjunto de Tecnologia da Informação e Comunicação do MP. A formação será realizada entre 29 de agosto e 18 de setembro na Escola Virtual Enap.

A Política de Dados Abertos do governo federal foi instituída em 2016 pelo Decreto nº 8.777. Para ser considerado dado aberto, as informações devem ser disponibilizadas em formato que possa ser tratado por pessoas e máquinas. Neste caso, qualquer cidadão pode livremente usá-los, reutilizá-los e redistribuí-los, estando sujeito, no máximo, a exigência de creditar a sua autoria. O Portal Brasileiro de Dados Abertos (dados.gov.br) conta, atualmente, com cerca de 2.993 conjuntos de dados abertos disponíveis.

Outras informações sobre o curso estão disponíveis na Escola Virtual Enap. Em caso de dúvidas, os interessados devem entrar em contato com os técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) pelo e-mail: govbr@planejamento.gov.br