Publicado em: 12/12/2017.

Acordo estabelece compartilhamento de informações e profissionalização da força de trabalho ligada às compras brasileiras

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão assinou Memorando de Entendimento com a Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento (USTDA), iniciando uma parceria no âmbito da Iniciativa Global de Compras (GPI).

O acordo, assinado na segunda-feira, 11, prevê a cooperação e o compartilhamento de informações sobre questões relacionadas às compras governamentais, promovendo melhores práticas internacionais em contratos públicos e a profissionalização a longo prazo da força de trabalho relacionada às compras brasileiras.

Por meio da parceria, a agência norte-americana apoiará os objetivos do Brasil para realizar investimentos eficientes em infraestrutura sustentável e promover a missão de nivelar as possibilidades para que haja competição internacional. A parceria será baseada na colaboração entre as instituições para identificar soluções, com a meta de avançar em seus objetivos de desenvolvimento de infraestrutura.

"As compras públicas são transversais e de interesse das três esferas de governo. O tema tem recebido uma atenção crescente, especialmente em função do contexto econômico pelo qual o Brasil atravessa”, disse o Secretário de Gestão do Ministério do Planejamento Desenvolvimento e Gestão, Gleisson Rubin. “Portanto, a qualidade do gasto público deve ser compreendida em uma dimensão estratégica direcionada à pertinência e ao valor agregado da compra pública, que traga um benefício consistente para a atividades finalísticas dos órgãos", completou.

OFICINA

A USTDA está promovendo uma oficina de treinamento no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), para cerca de 80 representantes do governo brasileiro, que serão capacitados por especialistas em compras de energia, transporte e tecnologia da informação.

Após o workshop, que termina amanhã, a agência convidará um grupo técnicos do governo brasileiro para realizar visita técnica aos Estados Unidos no início de 2018. O intuito é compartilhar as melhores práticas relacionadas aos sistemas de compras federais, estaduais e municipais dos EUA. Depois da visita ocorrerá o segundo workshop no Brasil, destinado a técnicos de compras estaduais e municipais.

<span style="font-family:arimo,sans-serif;text-align:justify;font