Publicado em: 11/12/2017.

Em quatro passos o cidadão consegue realizar pesquisa sobre qualquer despesa administrativa de órgãos e entidades federais, que representam cerca de R$ 33 bilhões por ano

A partir de agora, está à disposição da sociedade dados de despesas com atividades administrativas de funcionamento do Executivo Federal – que representam cerca de R$ 33 bilhões do orçamento anual. Para visualizar e comparar gastos com itens como energia elétrica, água, locação de imóveis, diárias e passagens, entre outras, basta acessar o Painel de Custeio Administrativo. O lançamento foi realizado no Ministério Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) nesta segunda-feira (11), em Brasília.

“O Painel vai trilhar um caminho para que a sociedade se acostume com a dinâmica de consumir informações oferecidas de forma organizada e intuitiva. O mais importante é que se fomente essa cultura da transparência, que não é simplesmente disponibilizar a informação de qualquer maneira, mas fazer isso de modo que o cidadão possa tirar a conclusão daquilo que lhe interessa saber”, disse o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira.

O Painel pode ser acessado de qualquer dispositivo móvel, como tablets, desktops ou smartphones. A tela inicial apresenta uma visão geral da distribuição do montante da despesa administrativa em diversas perspectivas. São apresentados dados de 23 itens de despesas e 82 subitens que compõem os gastos de custeio administrativo. À medida que o usuário avança na análise é possível fazer comparações entre órgãos – em valor monetário ou percentual – e também visualizar o comportamento mensal dos gastos.

Para evitar pesquisas distorcidas e comparações entre instituições de tamanho e naturezas muito diferentes, existem filtros avançados que permitem selecionar, previamente, os órgãos e entidades a serem comparados.

Com o lançamento do Painel para a sociedade em geral, o sistema passa a ter dois públicos-alvo: os gestores públicos, na identificação, monitoramento, comparação e tomada de decisão em relação aos gastos administrativos; e os cidadãos, no controle social das ações governamentais.

Antes da sua abertura para o público, o Planejamento disponibilizou o painel para servidores selecionados por cada órgão com o objetivo de identificar eventuais necessidades de aperfeiçoamento.

“Além de ser um instrumento de gestão