Publicado em: 14/03/2018.

Evento da Rede Interamericana de Compras Governamentais promoveu o compartilhamento de experiências e conhecimentos sobre o assunto

Países-membros da Rede Interamericana de Compras Governamentais (RICG) se reuniram esta semana (12 e 13), na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), para dialogar sobre o funcionamento dos sistemas de pregões eletrônicos. Os eixos temáticos abordados no evento foram a evolução dos sistemas nos últimos anos, os principais desafios encontrados na implantação do pregão eletrônico e a evolução das atividades e a comparação dos diferentes sistemas para a identificação de boas práticas, experiências bem-sucedidas e melhorias que possam ser adotadas.

O “Taller Subasta Inversa Eletrónica”, sediado pela primeira vez no Brasil, foi promovido conjuntamente pela Organização dos Estados Americanos (OEA), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP).

“Para os participantes da RICG, essas oficinas técnicas são muito importantes porque propiciam um espaço rico para troca de experiências e construção de apoios bilaterais. O governo brasileiro está compartilhando informações sobre o Comprasnet, assim como os outros países estão apresentando suas iniciativas”, explicou Cassiano Alves, secretário adjunto de Gestão do MP.

Helena Fonseca, secretária técnica do RICG, enfatizou a importância de “gerar conhecimento de boas práticas e oportunidades de melhoria; bem como identificar e mitigar riscos no pregão eletrônico. Ela também falou sobre os benefícios de usar essa ferramenta para gerar maior transparência nos processos de seleção; economia no preço de compra e custos operacionais e tempo de negociação.

A oficina acontece todos os anos nos países integrantes da RICG, com temas diferentes dentro do universo das compras públicas. Nesta edição os participantes tiveram a oportunidade de conhecer como os sistemas de pregão eletrônico evoluíram ao longo dos anos.