Publicado em: 09/11/2018.

Uma parceria firmada entre o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) e Sebrae modernizará o sistema de compras públicas do Governo Federal – ComprasNet. A iniciativa prevê um investimento de aproximadamente R$ 11 milhões, que será desembolsado pelo Sebrae, em um período de 24 meses. Com a implantação de novos módulos no sistema, que incluem o desenvolvimento de ferramentas mais intuitivas e de fácil operacionalização, a expectativa é que a participação de fornecedores de pequenas e médias empresas seja ampliada.

Além disso, o uso de novas tecnologias de inteligência artificial como a aprendizagem de máquina (machine learning) – que consiste na estruturação de algoritmos capazes de tomar a melhor decisão possível em uma dada situação a partir da análise de dados – será um atrativo para que governos estaduais e municipais também adotem o ComprasNet.

Outra ação prevista é a criação de um aplicativo móvel para os fornecedores de bens e serviços. O APP promoverá interatividade e acompanhamento online de compras, legislação e novidades relacionadas ao tema. O Serpro será a instituição responsável pela operacionalização das evoluções no sistema.

Dados de compras públicas

Em 2017 foram realizados mais de 98 mil processos de compras, o que corresponde a R$ 47 bilhões. Desse total de processos realizados, 53,17% tiveram a participação de pequenas e médias empresas. Para saber mais informações sobre as compras de bens e serviços do executivo Federal, acesse o Painel de Compras.

Fonte: http://www.planejamento.gov.br/noticias/mais-de-r-11-milhoes-serao-investidos-na-modernizacao-do-sistema-de-compras-publicas