Marca Zênite

CGU publica terceiro Plano de Dados Abertos

A Controladoria-Geral da União (CGU) publicou, nesta quinta-feira (10/06), o seu terceiro Plano de Dados Abertos (PDA). O documento, que terá vigência no biênio junho/2021 – junho /2023, começou a ser elaborado em 2020 e promoveu uma ampla articulação entre todas as áreas do órgão, com vistas a garantir a essencial transversalidade de suas ações.

O PDA/CGU prevê a abertura de seis novas bases, as quais foram priorizadas pela sociedade após a realização de consulta pública. A base “Cadastro dos municípios avaliados no âmbito da Escala Brasil Transparente – Avaliação 360º”, que recebeu o maior número de votos, está prevista para ser disponibilizada já neste mês.

Antes de sua publicação, o documento foi apresentado pela Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção ao Comitê de Governança Interna da CGU, que deliberou por sua aprovação.

Segundo o Diretor de Transparência e Controle Social, Breno Barbosa Cerqueira Alves, “o lançamento do novo PDA é mais uma forma de demonstrar os esforços que a CGU realiza para consolidar a transparência e a cultura de dados abertos no âmbito do Poder Executivo Federal”.

Para o Secretário de Transparência e Prevenção da Corrupção, Roberto Cesar de Oliveira Viégas, “o PDA cumpre uma determinação da Estratégia de Governo Digital que irá contribuir com o aumento da transparência das informações públicas produzidas pela CGU, com vistas a favorecer sua utilização por parte dos cidadãos”. 

Para acessar o novo Plano de Dados Abertos da CGU, clique aqui.