Publicado em: 05/09/2017.

Objetivo da ferramenta é dar maior transparência às despesas com bens e serviços de TI

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) lança, nesta terça-feira (5), o Painel Gastos de TI. Com informações consolidadas e gráficos dinâmicos, a ferramenta busca dar transparência à sociedade sobre como são geridos e gastos os recursos públicos destinados à aquisição de bens e serviços de Tecnologia da Informação (TI) nos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.

Numa única visão, o painel agrega dados nas perspectivas de planejamento, de gestão e contábil, com abas sobre orçamento, compras (licitações) e empenhos (obrigação de pagamento). A aplicação permite filtrar e comparar indicadores entre os diversos órgãos e entidades, em diferentes perspectivas, de forma fácil e intuitiva. Além de promover o controle pela sociedade, o Painel de Gastos de TI será utilizado pela CGU como instrumento para avaliação dos riscos de fraudes e da eficiência do gasto público federal na área.

Durante evento de lançamento, em Brasília, o ministro substituto da Transparência e Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, ressaltou que a ferramenta auxiliará o gestor da área de TI, permitindo comparações e acesso a informações agregadas que até então estavam em diferentes sistemas. “A gente sabe das dificuldades do gestor. Então, quando entregamos uma ferramenta inovadora, facilitamos a vida dele e evitamos que cometa erros”, afirmou.

Também presente no evento, Márcio Rodrigo Braz, secretário de Fiscalização de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas da União (TCU), considerou que a iniciativa é um importante instrumento de transparência e controle social. Segundo ele, “a despesa de TI, quando bem executada, alavanca e catalisa os resultados das políticas públicas e melhora a eficiência da gestão. Quando mal utilizada, se torna mais uma fonte de desperdício e descaso. Por isso, é preciso que a gente mobilize o controle da sociedade também na área de TI”.

Já Angelino Caputo e Oliveira, secretário-adjunto de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), “o Painel será muito útil para acompanhar a execução das políticas de TI e se as compras estão sendo feitas dentro do que está planejado”. E destacou que o MP está à disposição para trabalhar em parceria com a CGU no desenvolvimento das próximas versões. Estiveram presentes também o secret