O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) apresentou ontem (25) a primeira versão de seu Plano de Integridade. O documento foi divulgado como parte da programação do evento “Programas de Integridade – Regulamentação do Decreto nº 9.203/2017”, realizado em Brasília. O plano detalha as instâncias, estruturas, ações e prazos necessários para a operacionalização do programa e o alcance dos objetivos institucionais, nas áreas finalísticas e administrativas. 

Acesse a íntegra do Plano de Integridade da CGU

Conheça a seção sobre o Programa de Integridade da CGU 

O Plano de Integridade da CGU foi desenvolvido como ferramenta de governança. Todas as ações estão alinhadas ao Planejamento Estratégico do órgão e à manutenção de uma cultura sustentável de integridade institucional. A iniciativa visa promover medidas para prevenir, detectar e punir fraudes e desvios de conduta que possam impedir que o órgão de controle preste serviços de forma eficiente, eficaz e de qualidade à sociedade. 

Segundo o ministro da Transparência, Wagner Rosário, a apresentação do Plano de Integridade da CGU é uma forma concreta de cobrar pelo exemplo, já que cerca de 350 órgãos e entidades federais deverão também apresentar seus planos nos próximos sete meses, até 30 de novembro. O prazo foi definido pela <a href="http://www.cgu.gov.br/noticias/2018/04/cgu-lanca-regulamentacao-para-programas-de-integridade-no-governo-federal/portaria-cgu-1089-2018.pdf" style="margin: 0px; padding: 0px; list-style: none; vertical-align: baseline; outline: none; text-decoration-line: none; color: rgb(44, 103, 205); bord