Min. Planejamento: estratégias brasileiras para simplificar serviços públicos são apresentadas em evento internacional
Publicado em: 30/06/2017.
Um dos serviços oferecidos futuramente pelo Portal de Serviços será o processo de cadastro de fornecedores que participam de licitações do governo federal
O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) participou, nesta quarta-feira (28), do segundo dia do workshop Governo Centrado no Cidadão, realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Durante o evento, o secretário de Gestão do MP, Gleisson Rubin, destacou a importância de ter a entrega de serviços digitais ao cidadão, como foco prioritário das ações para a implementação efetiva de políticas.
“Temos que superar a visão de que temos uma sociedade digital e um governo analógico”, disse. Rubin apontou os investimentos do Ministério do Planejamento na estruturação da Plataforma de Cidadania Digital, que é uma das ações do governo federal para aumentar a oferta de serviços públicos digitais e promover a atuação integrada entre os órgãos e entidades envolvidos na prestação dos serviços públicos. Para isso, o Portal de Serviços do Governo Federal está sendo implementado para se tornar o canal único e integrado para a disponibilização de informações, solicitação eletrônica, pagamento e acompanhamento de serviços.
O canal irá eliminar a necessidade do cidadão de peregrinar, de órgão a órgão, para o atendimento de um determinado serviço e também de colecionar um conjunto de sites para que suas solicitações sejam atendidas. O secretário de Gestão anunciou que um dos serviços oferecidos futuramente pelo Portal será o processo de cadastro de fornecedores que participam de licitações do governo federal. Com isso, a necessidade de comprovação de documentos em um posto físico será substituída pela conferência digital, por meio da integração de base de dados entre órgãos.
“A digitalização dos serviços é um caminho sem volta, mas que exige um investimento inicial e um planejamento rigoroso para alocação de recursos em soluções tecnológicas e em mudanças necessárias no desenho dos processos. Se o órgão consegue realizar esse investimento e encontrar uma boa solução, o órgão seguinte, que realiza um serviço parecido, pode se valer daquela experiência bem-sucedida”, completou.
Mais de 30 gestores nacionais e de países como Canadá e México participam