Publicado em: 05/09/2025

Integração com o módulo de Planejamento e Gerenciamento de Contratações, ata de registro de preços e melhorias de usabilidade são os principais avanços

A partir de 8 de setembro, as dispensas de licitação com disputa passam a ser realizadas exclusivamente pelo Novo Divulgação de Compras (Novo DC), na plataforma do sistema Compras.gov.br. Com isso, o procedimento deixa de ser feito no Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASGNet). A mudança consolida a migração dessa funcionalidade para o Novo DC, acompanhada de novidades, melhorias e novas possibilidades que tornam esse processo mais simples, integrado e eficiente.

Como o Novo DC está integrado ao módulo Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC), será possível vincular o número da contratação previsto no planejamento, facilitando o acompanhamento da execução do Plano de Contratações Anuais (PCA). Assim, o processo para esse tipo de contratação direta fica mais integrado, desde a fase de planejamento até a conclusão.

Novas funcionalidades

Outra novidade é a possibilidade de gerar atas de registro de preços em dispensas com disputa, funcionalidade inexistente no sistema anterior. E, também, a possibilidade de agrupar diferentes itens em um mesmo fornecimento, o que amplia a flexibilidade das contratações. Na prática, um órgão pode reunir bens ou serviços relacionados em uma única contratação, evitando processos separados e favorecendo negociações mais vantajosas.

Por exemplo, em vez de abrir processos separados para objetos ou serviços diferentes, mas que podem preferencialmente ser fornecidos pelo mesmo fornecedor, é possível juntar itens em um único fornecimento. Essa flexibilidade simplifica a gestão, amplia as opções de negociação e torna os processos de contratação pública mais atrativos e a Administração Pública mais ágil.

Interface mais intuitiva

O Novo DC conta ainda com uma interface moderna e intuitiva, desenvolvida para melhorar a experiência do usuário. Entre os recursos, está a opção de organizar os itens conforme a prioridade ou a relevância definida pelo próprio usuário, tornando o trabalho mais prático e dinâmico.

Fonte: https://www.gov.br/compras/pt-br/acesso-a-informacao/noticias/dispensas-com-disputa-migram-do-siasgnet-para-o-novo-divulgacao-de-compras