TCU fiscaliza Senai, Sesi e Senac para avaliar eficiência operacional, qualidade da educação e aplicação de recursos

Publicado em: 25/07/2025

RESUMO

  • O TCU fez acompanhamento para avaliar os indicadores operacionais dos departamentos regionais do Sistema S (Senai, Sesi e Senac) no ciclo 2023/2024.
  • A fiscalização avaliou a eficiência operacional, a qualidade da educação ofertada e o percentual de recursos destinados às atividades-fim.
  • O Sistema S oferece cursos de formação profissional e serviços na área de saúde, lazer e cultura, contribuindo para o crescimento econômico e social do país.

O Tribunal de Contas da União (TCU) fez acompanhamento para avaliar os indicadores operacionais dos departamentos regionais do Sistema S (Senai, Sesi e Senac) no ciclo 2023/2024. A fiscalização avaliou a eficiência operacional, a qualidade da educação ofertada e o percentual de recursos destinados às atividades-fim.

O Sistema S é importante para o crescimento econômico e social do Brasil, com a oferta de cursos de formação profissional e tecnológica, além de serviços na área de saúde, lazer e cultura. Isso é essencial para atender às necessidades das empresas e da população, ajudando a qualificar trabalhadores e tornando o país mais competitivo.

A auditoria no Senai identificou avanços e fragilidades nos indicadores operacionais. Entre os avanços, destaca-se a redução de 17,1% no custo hora-aluno presencial e de 29,2% no custo hora-aluno semipresencial e Ensino a Distância (EAD). Também houve aumento de 2,1% no percentual de recursos destinados às atividades-fim e de 6,9% no Indicador de Desempenho da Avaliação Profissional (Idap).

Dois departamentos regionais (Piauí e São Paulo) extrapolaram o limite de tolerância adotado, pois apresentaram, em 2023, custo hora-aluno presencial mais de 25% superior à média nacional. Porém, quanto à qualidade do ensino ofertado, o Senai/SP tem tido melhor desempenho, alcançando Idap igual a 8,3 em 2023.

Já em relação ao Sesi as variáveis de acompanhamento adotadas foram indicadores de custo hora-aluno e percentual de recursos destinados às atividades-fim. Dois departamentos regionais, Distrito Federal e Rio de Janeiro, excederam o limite de tolerância adotado, pois apresentaram, em 2023, custos hora-aluno do Ensino Fundamental e do Ensino Médio mais de 25% superiores à média nacional.

Porém, sobre esse custo elevado, o Departamento Nacional informou já ter tomado algumas medidas, como (i) adequação da infraestrutura com a implantação da Escola Sesi de Referência; (ii) utilização do Portal Sesi Educação e de material didático elaborado e fornecido pelo Departamento Nacional; (iii) mapeamento de processos internos com foco na otimização da utilização da capacidade instalada, reduzindo ociosidades; (iv) melhoria dos processos de apuração e disponibilização de dados com implantação do Data Warehouse no regional e de painéis de Business Intelligence.

O acompanhamento em relação ao Senac utilizou o indicador percentual de recursos destinados à atividade finalística e incluiu o exame do indicador custo hora-aula presencial. Em 2023 houve piora de desempenho em relação aos resultados anteriores.

A auditoria mostrou fragilidades no Plano Senac Brasil 2024-2027 em relação a: (i) critérios de segurança, atenção e risco que não apontam claramente melhoria de desempenho dos departamentos regionais; (ii) sistemática de monitoramento e avaliação sem previsão de emissão periódica de relatórios/pareceres de monitoramento; e (iii) ausência de indicadores-chave de desempenho associados a indicadores de custo hora-aula e de percentual de recursos destinados à atividade finalística.

Em consequência do trabalho, o Tribunal emitiu uma série de recomendações específicas aos departamentos regionais para melhoria dos processos.

O relator do processo é o ministro Aroldo Cedraz.

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SERVIÇO

Leia a íntegra da decisão: Acórdão 1613/2025 – Plenário

Processo: TC 006.601/2024-3

Sessão: 23/7/2025

Secom – SG/pc

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Fonte:https://portal.tcu.gov.br/imprensa/noticias/sistema-s-precisa-de-melhorias-nas-acoes-de-formacao-profissional-e-tecnologica