Publicado em: 29/07/2025

Prezados usuários,

Em 25 de julho de 2025, foi identificado uma instabilidade no sistema Sicaf, que, eventualmente, podem ter impactado o acesso dos fornecedores. A instabilidade iniciou às 4h da manhã, e os serviços foram restabelecidos às 10h38. Não foi realizada suspensão de qualquer disputa dentro do Sistema Compras.

O problema pode ter afetado usuários fornecedores que tinham itens em disputa durante a instabilidade. No entanto, não foi detectada falha no login ao sistema.

Nesse sentido, visando à isonomia do processo licitatório, os órgãos e as entidades usuários do sistema de compras do governo federal devem proceder com as seguintes verificações:

1º – licitações na etapa de apresentação de propostas

Caso o órgão ou a entidade responsável pelo processo licitatório constate qualquer impedimento na participação de algum fornecedor pessoa jurídica por razão exclusiva do período de instabilidade, deve entrar em contato com a Central de atendimento, que analisará os chamados individualmente. Caso a instabilidade tenha ocorrido no prazo final da apresentação de propostas, sugere-se a revogação da compra e lançamento de novo processo.

2º – licitações na etapa de envio de lances (disputa)

O órgão ou a entidade responsável pelo processo licitatório deve realizar diligência de verificação da etapa de lances (no período de instabilidade) e, caso constatado prejuízo ao processo, promover a republicação do seu edital.

3º – licitações na etapa de julgamento ou de habilitação

O órgão ou a entidade responsável pelo processo licitatório deve examinar caso a caso e verificar se houve, quando da convocação de algum licitante para apresentação de documentação ou esclarecimentos ou afirmação de sua intenção de apresentar recursos (no período de instabilidade), impedimento para continuidade/prática do ato de julgamento ou de habilitação. Constada qualquer impossibilidade, deverá garantir que o(s) ato(s) seja(m) novamente praticado(s) para a continuidade do certame.

Em caso de dúvidas, estamos à disposição para atendê-los na Central de Atendimento do MGI, ou pelo número 0800 978 9001.

Fonte: https://www.gov.br/compras/pt-br/acesso-a-informacao/comunicados/2025/n-o-26-25-instabilidade-no-sistema-de-cadastro-de-fornecedores-sicaf