Em dois meses, nova ferramenta da AGU já possibilitou a elaboração de 1785 editais de licitação
Publicado em: 14/02/2025.
O Ger@AGU reduz falhas, torna mais ágil e padroniza a elaboração de editais na administração pública
A ferramenta Ger@AGU, lançada em novembro de 2024, já possibilitou a formulação de 1785 editais de licitação. Em pouco mais de dois meses, o sistema foi utilizado por 957 órgãos da administração pública. Os números foram compartilhados nesta quinta-feira (13/02), em reunião da Câmara Nacional de Modelos de Licitações e Contratos Administrativos da Consultoria-Geral da União (CNMLC /CGU), em Brasília.
O Ger@AGU, criado pela CGU, busca tornar mais rápida e eficiente a elaboração de editais. Isso porque, a partir de uma árvore decisória, essa ferramenta tecnológica permite criar editais automaticamente, adaptando-se às necessidades específicas de cada licitação.
A coordenadora CNMLC, Carolina Zancaner, fez um balanço dessa primeira etapa. “A gente tem uma avaliação superpositiva do uso dessa ferramenta. É uma ferramenta tecnológica que facilita muito para o gestor para contratação pública de forma rápida, célere e com segurança jurídica”, disse. “Também facilita para os pareceristas, porque quando o processo chega [para análise dos órgãos jurídicos], ele já vem indicando quais foram as escolhas necessárias feitas por aquele documento que é o edital. Com isso, todo mundo ganha”, ela acrescenta.
Carolina contou, ainda, que o sistema tem sido muito bem recebido e procurado – inclusive por gestores de órgãos estaduais e municipais.
O consultor-geral da União, André Dantas, também comemorou o alcance da ferramenta. “É um sucesso absoluto. Os números são muito superlativos”, ele avaliou, enfatizando que a ferramenta representa um avanço para as licitações. Até então, os órgãos que precisavam elaborar os editais contavam com modelos de licitação disponibilizados em formato de documento de texto e deviam alterá-los de acordo com suas necessidades. O sistema, assim, torna mais fácil as padronizações, dificulta que informações essenciais – como cláusulas obrigatórias e de penalidades – fiquem de fora e reduz, assim, falhas.
O Ger@AGU abrange várias modalidades de licitação, como pregão e concorrência, e permite selecionar os critérios de julgamento – menor preço ou maior desconto. O órgão também pode definir o modo de disputa, optando entre “aberto”, “aberto e fechado” ou “fechado e aberto”. Essas escolhas determinam o formato final do edital, que sai pronto para ser publicado, garantindo precisão e adequação às normas vigentes.
A CNMLC é responsável por elaborar e disponibilizar modelos de editais de licitação e de contratação direta, bem como seus respectivos anexos de cunho jurídico, as listas de verificação e pareceres parametrizados.
Confira o vídeo com o passo a passo de como utilizar o Ger@AGU.
Acesse a plataforma do Gerador de Modelos da AGU – GERA AGU
Assessoria Especial de Comunicação Social