Publicado em: 19/12/2022.

Nova funcionalidade vai substituir o Painel de Preços no sistema e traz mais agilidade e facilidade para o planejamento das contratações públicas

A Pesquisa de Preços é o novo módulo do Compras.gov.br, sistema de compras do Governo Federal. Criado para atender aos agentes públicos usuários do sistema, a nova funcionalidade traz mais facilidade, praticidade e agilidade para o planejamento de contratações públicas. Para mostrar como funciona o módulo, a Secretaria de Gestão do Ministério da Economia (Seges/ME) realiza webinar, na próxima terça-feira (20/12), a partir das 14h30, pelo canal do youtube do ME.

A integração do novo módulo ao sistema permite realizar pesquisas de preços conforme a localização da contratação e intervalos de quantitativos ou valores unitários homologados. Além disso, apresenta ao usuário um relatório para a devida instrução do processo administrativo da contratação. Outra vantagem é que o acesso é feito por meio do login e senha do Compras.gov.br e está integrado aos demais módulos do sistema.

A nova funcionalidade do Compras.gov.br possibilita, ainda, salvar as pesquisas de preços permitindo consultas posteriores. O módulo mostra ao agente de contratação os preços praticados nos últimos 12 meses e calcula a média e a mediana, além de informar o menor preço dos dados extraídos do sistema.

O secretário de Gestão do Ministério da Economia, Renato Fenili, destaca que outras facilidades ainda estão por vir com a implantação do Pesquisa de Preços. “Em breve será possível importar os artefatos dos demais módulos do sistema Compras.gov.br, como documento de formalização da demanda (DFD) e o Termo de Referência. E no futuro, no momento da divulgação de compras, será possível importar a pesquisa de preços, sem a necessidade de ter que digitar tudo novamente”, explicou.

O módulo Pesquisa de Preços foi desenvolvido de acordo com a instrução normativa Seges/ME nº 65, de 7 de julho de 2021 e com a Nova Lei de Licitações (14.133/2021). Em 2021, foram homologadas 158 mil compras pelo Governo Federal e, no mês de agosto de 2022, o antigo Painel de Preços registrou 218 mil acessos.