Publicado em: 23/11/2022.

Com mais de 22 mil obras registradas, espaço consolida dados públicos e detalha valores de investimentos. Atualmente, cerca de 38% das obras estão paradas no País. O painel foi lançado na sessão plenária desta quarta-feira (23/11)

Está no ar o Painel de Obras Paralisadas. O espaço tem o objetivo de consolidar os dados de contratos relacionados a obras públicas custeadas com recursos federais.

Para isso, o Tribunal de Contas da União (TCU) reuniu e deu transparência às informações dos principais bancos de dados oficiais do país e buscou apresentar o cenário mostrando a quantidade, os valores, e a lista detalhada desses empreendimentos.

Na página inicial, tem-se uma breve contextualização sobre quantidade de obras analisadas e a quantidade total de obras paralisadas. Atualmente são mais de 22 mil obras registradas, das quais mais de oito mil estão paradas, cerca de 38%.

Além disso, é possível verificar o valor de investimento das obras paralisadas por estado da federação. Na aba “visão geral”, é possível analisar os dados atualizados (2022), bem como realizar comparações com as bases de dados de trabalhos anteriores (2018 e 2020). Por fim, na aba “emendas”, é possível verificar a situação das obras de acordo com a origem dos recursos.

Destaca-se que a plataforma disponibiliza a listagem de empreendimentos de acordo com os filtros utilizados pelo usuário.

Ademais, são disponibilizados gráficos que permitem uma melhor visualização dos dados de obras, como a quantidade de obras paralisadas por área (educação, saneamento, saúde, Infraestrutura de transportes entre outros).

Por fim, destaca-se que os dados foram extraídos dos seguintes bancos:

  • Caixa Econômica Federal – Orçamento Geral da União
  • Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação – Módulo Obras 2.0
  • Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação – Módulo Monitoramento de Obras
  • Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – Ministério da Educação
  • Secretaria de Educação Superior – Ministério da Educação
  • Fundação Nacional de Saúde (Funasa)
  • Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)
  • Sistema de Monitoramento de Obras (Sismob) – Ministério da Saúde.

Clique no link e consulte o Painel de Obras Paralisadas.

Você também pode acessá-lo fazendo o seguinte caminho: Portal do TCU > Contas e Fiscalização > Fiscalização > Painéis de Informações > Obras Paralisadas

SeinfraUrbana