Publicado em: 13/10/2022.

O Tribunal de Contas mineiro lançou um site para organizar dados e informações de custos de obras e serviços de engenharia. O “Painel Agregador de Tabelas de Custos de Engenharia” tem por objetivo auxiliar os municípios mineiros na elaboração de processos licitatórios e fomentar o controle social, uma vez que pode ser consultado também pelo cidadão.

O painel contempla informações do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi), da Caixa Econômica Federal, do Sistema de Custos Referenciais de Obras (Sicro), do Ministério da Infraestrutura, e do portal da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra/MG).

“São milhares de dados compilados sobre itens de engenharia que servem como base na elaboração de orçamentos preparatórios para a contratação de obras e serviços no setor, além de ser uma ferramenta de potencial controle social”, explica Henrique Quites, diretor do Centro de Fiscalização Integrada e Inteligência Suricato.

Com o painel, servidores públicos que atuam na elaboração de orçamentos que irão subsidiar processos licitatórios para a contratação de obras e serviços de engenharia podem consultar o histórico de preços de itens, seja insumo ou composição, selecionando por filtros de pesquisa textual ou códigos.  Os dados apresentados no painel não foram objeto de tratamento ou validação do TCEMG.

Além disso, de forma mais simples e organizada em um só portal, a ferramenta permite que o cidadão comum possa consultar se o preço pago por materiais ou serviços de engenharia em seu município estão condizentes com os bancos de preços referenciais em Minas Gerais e no Brasil, reforçando o controle social do poder público.

O “Painel Agregador de Tabelas de Custos de Engenharia” está no site do TCEMG, dentro do portal de análise de dados do Suricato. Clique AQUI e acesse o painel.

Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação