Publicado em: 14/02/2022.

Ação é parte da modernização do TáxiGov e vai aumentar a competitividade e reduzir os riscos; economia estimada chega a R$ 17,2 milhões

O Ministério da Economia (ME) vai modernizar o transporte terrestre de autoridades, servidores, documentos e cargas de toda a Administração Pública Federal. Para isso, divulgou, nesta segunda-feira (14/2), consulta pública para credenciamento de fornecedores de transporte terrestre urbano composto por empresas de transporte por aplicativo, empresas de táxi e locadoras de veículos. Esse credenciamento faz parte do Transporte GOV.BR, solução que será uma evolução do atual TáxiGov.  A consulta segue até o dia 25/2. As contribuições podem ser feitas por meio do site Participa + Brasil e a previsão para início do credenciamento é agosto de 2022.

O objetivo da consulta pública é ouvir o mercado fornecedor de transporte terrestre, os órgãos e entidades da administração pública e os órgãos de controle para a construção colaborativa do novo modelo de transporte administrativo. Com o credenciamento, a Administração Pública pagará menos pelo serviço de transporte; poderá, ainda, escolher o fornecedor mais rápido para realizar o atendimento, além de garantir maior capilaridade pelo país com a participação efetiva do mercado.

O ME estima que o credenciamento possibilitará uma economia de R$ 17,2 milhões à Administração Pública, ao mesmo tempo em que aumentará a competitividade do mercado de transporte e reduzirá o risco de a Administração se vincular a um único fornecedor de transporte.

O Transporte GOV.BR abrangerá o transporte de servidores, documentos, cargas, autoridades, longas distâncias, entre outros, e estará disponível para as entidades públicas federais (órgãos, autarquias e fundações), podendo ser expandida para outras entidades públicas, e contará com solução tecnológica única com aplicativos para Android, iOS e plataforma web.

Para orientar fornecedores e órgãos públicos sobre a consulta pública, o Ministério da Economia realizará webinar nesta quarta-feira, 16/2, às 15h, no canal do Youtube do ME.