Publicado em: 06/11/2018.

"As oportunidades são muitas para o Brasil e precisamos pisar no acelerador", apontou o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (Setic/MP), Luis Felipe Monteiro, no Seminário Internacional Transformação Digital nos Serviços Públicos, ocorrido na segunda-feira (5), na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília.

Para demonstrar o potencial de crescimento do Brasil na área, Luis Felipe apontou que o país tem a quarta maior população conectada à internet do mundo e é o 44º em governo digital no ranking da Organização das Nações Unidas. Segundo ele, embora ainda não atenda à toda a demanda reprimida, o país evoluiu bastante e subiu sete posições desde 2016, tornando-se líder na oferta de serviços digitais na América do Sul.

Sobre a transformação digital dos serviços públicos no Brasil, Luis Felipe Monteiro deu destaque ao Alistamento Militar Obrigatório. Contou que, até 2017, todos os jovens de 18 anos tinham que se deslocar até a junta de serviço militar mais próxima para se alistarem. “Agora, milhares de jovens por todo o Brasil podem fazer o alistamento online. Nada de perder tempo, gastar dinheiro com passagens, porque agora o serviço é digital”, comemorou o secretário.

Ao abrir a discussão sobre os desafios para aprimorar a prestação de serviços públicos digitais na América Latina, Luis Felipe mostrou algumas ferramentas e modelos atualmente em desenvolvimento no processo de transformação digital do governo brasileiro. O secretário de Tecnologia dividiu a mesa com o diretor de Inovação e Gestão do Conhecimento da Enap, Guilherme Almeida, que abordou algumas competências-chave para inovação no setor público.

O seminário foi promovido pela Enap em parceria com a Setic/MP, a Universidade de Georgetown (EUA), o Centro de Estudos Sociedade e Tecnologia da Universidade de São Paulo (Cest/USP) e a Microsoft.