CGU recebe prêmio internacional por promoção da integridade nos setores privado e público
Publicado em: 25/10/2018.
O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) foi um dos agraciados na 14ª edição do prêmio anual internacional Compliance & Ethics Award, oferecido pela Sociedade de Integridade e Ética Corporativa (SCCE, na sigla em inglês), que tem sede nos Estados Unidos (EUA). O ministro da Transparência e CGU, Wagner Rosário, e a secretária de Transparência e Prevenção da Corrupção, Claudia Taya, representaram o órgão de controle na cerimônia de entrega da premiação, que aconteceu nesta semana, na cidade de Las Vegas (EUA).
A CGU foi reconhecida pelo trabalho de incentivo à adoção de programas efetivos de integridade corporativa e pública no Brasil, especialmente por iniciativas como o Empresa Pró-Ética e a implementação dos programas de integridade no Governo Federal. De acordo com a SCCE, esses esforços tiveram um impacto significativo sobre o comportamento do setor privado no Brasil e servem de modelo para outros países que busquem combater a corrupção e outros desvios de conduta, ao fomentar a cultura de prevenção, detecção e punição aos responsáveis por atos ilícitos no relacionamento entre os setores público e privado.
Esta é a primeira vez que um órgão governamental da América Latina recebe a distinção. “A implementação de planos efetivos de integridade não é uma tarefa simples. É um trabalho de longo prazo, considerando as diferenças significativas que existem entre os setores público e privado. Quando temos resultados reconhecidos numa premiação desse porte, nos sentimos motivados a continuar na luta contra a corrupção no Brasil, com a certeza de que estamos no caminho certo em fomentar a integridade para uma mudança de cultura no país”, destaca o ministro da Transparência, Wagner Rosário.
Prêmio internacional
Desde a primeira edição em 2005, os prêmios internacionais Compliance & Ethics foram concedidos a profissionais e instituições por seus esforços em promover a conformidade e ética, em especial no ambiente corporativo. Já foram reconhecidas instituições como o Escritório de Integridade e Compliance do FBI (2009), a Transparência Internacional (2011), o Competition Bureau Canada (2016) – órgão canadense responsável por questões concorrenciais, entre outros.
<a href="htt