Planejamento deficiente e projetos precários de obras das Ferrovias Norte-Sul e Oeste-Leste impactaram em atrasos no cronograma, aditivos contratuais e superestimativa do orçamento

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) divulga o resultado da avaliação da construção da Ferrovia Norte-Sul (FNS – Extensão Sul) e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), sob responsabilidade da Valec, empresa pública vinculada Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. O objetivo foi verificar a correta execução das obras com relação à elaboração dos projetos básicos ou executivos de engenharia; a execução física e controle qualitativo das obras e serviços; e a medição e pagamentos dos serviços contratados. 

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A Ferrovia Norte-Sul foi selecionada pela relevância diretamente relacionada com os objetivos econômicos e sociais advindos com sua implantação, a qual promoverá a integração nacional, minimizando custos de transporte de longa distância e interligando as regiões Norte e Nordeste ao Sul e Sudeste. Já a Ferrovia de Integração Oeste-Leste dinamizará o escoamento da produção do estado da Bahia e servirá de ligação com outros polos do país, por meio de suas conexões. 

Constatações 

Do universo de 13 obras em andamento, a CGU fiscalizou duas obras em 2013 (Lotes 2F da FIOL e 2S da FNS – Extensão Sul) e quatro obras em 2015 (Lotes 3F da FIOL e 3S, 4S e 5S da FNS – Extensão Sul). Os 12 contrato